domingo, 7 de julho de 2013

O processo de criação de Miró

“[...] agora eu trabalhava com o mínimo de controle possível – pelo menos na primeira fase, a do desenho. Guaches: em cores pastel, com contrastes muito violentos. E mesmo assim, porém, apenas o esboço geral era feito de maneira inconsciente. O resto era cuidadosamente calculado. [...] houve sempre essas três fases – primeiro, a sugestão, em geral do material; segundo, a organização consciente dessas formas; e terceiro, o enriquecimento da composição. [...] Até mesmo algumas pinceladas casuais enquanto limpo os pincéis podem sugerir o início de um quadro. A segunda fase, porém, é cuidadosamente calculada. A primeira
fase é livre, inconsciente; mas depois disso o quadro é totalmente controlado.”


CHIPP, Herschel Browning. Teorias da Arte Moderna / Herschel B. Chipp com a colaboração de Peter Selz e Joshua C. Taylor ; [tradução Waltensir Dutra ...et al.]. – 2ª ed. – São Paulo : Martins Fontes, 1996. – (Coleção a) p.440

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